Today is my birthday and I’m riding high

Hair is dripping hiding that I’m terrified

Esse é o terceiro aniversário que eu passo com o blog. No primeiro, fui na Wikipédia e procurei por coisas marcantes que aconteceram em dias 28 de setembro (como a publicação da teoria da relatividade e o nascimento da Hilary Duff). No segundo, fiz uma wishlist com coisas que queria ganhar. Infelizmente, minhas crises de ansiedade/insegurança/inquietação entraram no jogo e eu acabei apagando esses posts.

Porém, respeitando a tradição, resolvi fazer um post de aniversário mais pessoal e um pouco diferente: vou contar um pouco sobre a história do meu nome. Já aviso de antemão que essa história pode ficar meio bagunçada e sem sentido (nada que fuja do padrão de postagens desse blog ¯\_(ツ)_/¯ )

Everything I say falls right back into everything
I’m not in the swing of things
But what I really mean is not in the swing of things yet
 

Essa ideia começou com uma aula de metodologia qualitativa sobre história de vida. A professora convidada apresentou sua dissertação e contou que, para manter a privacidade, o nome das mulheres que participaram da pesquisa foram substituídos por nomes fictícios que elas próprias escolheram. E eis o que chamou a minha atenção: os significados dos nomes estavam intimamente relacionados com a história de vida dessas pessoas (quem quiser saber mais sobre a pesquisa pode acessar a dissertação dela aqui). 

Depois da explicação, a pesquisadora nos convidou a pensar sobre a história, o significado e a importância dos nossos nomes. Todos os que se propuseram a falar também identificaram uma relação muito intima entre sua história e seu nome. 

Essa aula me fez pensar sobre a importância do nome na nossa vida (e, consequentemente, na nossa história). Tanto pensei que resolvi contar pra vocês a história da escolha do meu nome.

Eu, Natália

Meus pais tiveram muitas dúvidas durante a escolha: muitos nomes, muitos vetos, nenhuma conclusão. Depois de muita discussão, eles chegaram num consenso: meu nome ia ser... FRANCIELE.
Embora não seja possível confirmar o étimo do nome Franciele, é possível que tenha surgido a partir do italiano Francesco. Francesco (Francisco, em português) é formado pela junção do nome germânico Frank, que significa "franco" (o mesmo que "livre"), mais o sufixo isk, que indica nacionalidade. [...] Por esse motivo, o nome Franciele tem o sentido de “aquela que vem da França” ou “a francesa livre”.
Um tempo depois, minha mãe foi passar alguns dias na casa dos meus tios. Eis que a vizinha deles tinha uma filha muito bagunceira que se chamava, adivinhem... Franciele! Minha mãe disse que ficou enjoada de ouvir a mulher gritar "FRANCIELE, VEM AQUI AGORA!", "FRANCIELE, EU VOU TE BATER!", "FRANCIELE, JÁ PRO CASTIGO!" (aparentemente, a mulher gritava muito e durante todo o dia); e decidiu que eu teria qualquer nome, menos esse.

Foi então que meus pais decidiram me chamar de Natália, como uma forma de homenagear minha avó paterna (que nasceu no dia 25 de dezembro).
É um nome de origem religiosa, a partir do latim Natalia, derivado da palavra natalis, que quer dizer "nascimento". Algumas fontes relacionam a origem do nome Natália ao termo do latim natale domini, que significa "dia de Natal". [...] Em razão desta relação, por extensão, também é atribuído o significado de "nascida no Natal".
A moral da história é que meu nome não significa nada sobre mim (muito menos o meu ex-nome, se é que isso existe). Não nasci no natal e não sou francesa. E, a não ser pelo meu gosto por balas e doces, também não tenho muitas coisas em comum com a minha avó. 

Para falar a verdade, eu não gosto do meu nome. Mas também não sei que nome escolheria se pudesse ter escolhido um. Só sei que gostaria de ter um daqueles nomes com um significado profundo, que inspiram vitórias, conquistas ou características nobres. Nascer no natal não é uma característica nobre porque, enfim, todo mundo nasce em algum dia - é apenas uma questão de probabilidade.
 
I’m little, but I’m coming for the crown
I’m little, but I’m coming for you
I’m little, but I’m coming for the title held by everyone who’s up

Para terminar esse post (que já está quase ficando atrasado), gostaria de agradecer às pessoas que ficaram perto de mim e me ajudaram durante esse ano. E que ano, puta merda. Obrigada Pedro, Stephanie e Beatriz, por aguentarem os meus surtos, oscilações de humor, ideias voláteis e por sempre ficarem do meu lado. Obrigada também Bea, Manu, Tati e Ana - as melhores pessoas que a internet podia me proporcionar - por dividirem um pouco da sua vida com uma estranha maluca da internet.

Me conta aí nos comentários qual a história do seu nome. Você se identifica com o significado dele? Trocaria se pudesse? Vamos conversar!

All work and no play never made me lose it
All business all day keeps me up a level

A foto do post é de autoria da Brooke Lark, os significados dos nomes foram retirados do Dicionário de Nomes Próprios e os trechos em itálico são da música Still Sane, da Lorde.

Comentários

  1. Meu nome, além de ser diferente, não tem história.
    Só sei que era para eu me chamar Ana Clara e como sou branquela CLARA ia combinar super huahuahauhuahuahua.. No começo eu não gostava do meu nome, mas aprendi a gostar e a entender que isso não dizia nada sobre mim. É apenas um nome! Acho o seu nome lindo =D
    Quero te desejar feliz aniversário atrasado, posso? rs
    Parabéns pelo seu dia! Espero que vc tenha tido um dia maravilhoso e cercado de pessoas que te amam =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca te falei, mas adoro o nome Natália. É super um dos possíveis nomes que eu daria pra uma possível filha EHEHEHE. <3
    Meu nome era pra ser SORAIA, mas uma amiga da minha mãe acabou pegando e botando na filha que nasceu antes de mim, ainda bem.
    FELIZ ANIVERSÁRIO AQUI TAMBÉM, SÓ PRA CONSTAR. EH NOIS MULHER
    <333

    ResponderExcluir
  3. vale feliz aniversário com atraso, mas carinho igual? feliz aniversário!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho seu nome muito bonito, talvez não tenha um significado tão relevante, mas é muito gostoso de falar, não sei gosto da sonoridade. O meu nome é Ana Cleide porque o meu pai se chama Anacleto e avó dele também era Ana, realmente uma sina familiar, eu gosto apenas de Ana, o Cleide é só pra quando minha mãe tá brava comigo kkk por isso (espero não mudar de ideia) quando tiver um filho não vou colocar nome composto.
    Enfimmmmm, feliz aniversário de novo e obrigada por me permitir estar na sua vida virtual e real também porque a gente vai se encontrar sim mulher!
    <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Natália!
    Meu nome é Renata e tem um significado semelhante ao seu, mas por ter o "re" na frente, significa Renascida. Nasci na véspera do Natal e até hoje não sei o porquê desse nome. Segundo meu pai foi porque ele achava bonito e pronto. Minha mãe queria Giovana, mas confesso que prefiro Renata ao meu "ex nome", ahahaha. Hoje tem vários livros com significados dos nomes né? Antigamente acho que os pais escolhiam por achar bonito ou por conhecer alguém (algum famoso) que tivesse aquele nome. Bom, pelo menos o meu e do meu irmão seguiu esse critério.
    Feliz aniversário atrasado! :)

    Um beijo,
    Rê | https://rivieredusouvenir.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que Natália é um nome muito bonito!
    Eu gosto do meu nome, e minha mãe escolheu ele porque a filha da minha madrinha pediu para minha mãe colocar o mesmo nome dela. Achei fofa!
    Aline significa "de origem nobre, graciosa e elegante". Achei chique! hahahaha Mas não sei se combina muito comigo..
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Queria ter uma história fofa com meu nome, mas foi só meu pai quem escolheu caso nascesse menina, e se fosse menino minha mãe colocaria Bruno, meh
    Eu não só gosto do seu nome, como também gosto da pessoa que o atende <3

    (Te indiquei pra responder isso aqui: https://limaoquenada.blogspot.com/2018/10/sunshine-blogger-award.html#comment-form)

    Limonada

    ResponderExcluir
  8. Feliz aniversario flor :)´
    O meu nome é bem comum é significar renascer, algo que diz muito sobre mim rsrs Eu não tenho nenhuma historia fofa sobre como os meus pais escolheram o meu nome, basicamente sou a primeira filha e o meu pai chama Renato, então ficou renata. Sim meus pais são mega originais e criativos kkkk

    Com carinho Renata Prado | LuArtico |

    ResponderExcluir
  9. feliz aniversário atrasado <3 HAHA e como tá lindo esse blogggggggggg!

    ResponderExcluir
  10. aaaa, gente, que maneiro isso. Eu não conhecia o significado de Natália :) e eu achei lindo ser "nascimento". Pode ser nascimento simbólico também, né? Há tanta forma de nascer. :) Achei lindo. Só achei esquisito o significado de Franciele. (e o nome também, confesso). Meu nome ia ser Isadora ou Paola, acredita? <3 Só sei que Larissa significa "cheia de alegria". Acho fofo. Hahaha. Mas confesso que não gosto muito do meu nome, também.
    E feliz aniversário atrasado, mana <3

    ResponderExcluir
  11. até onde eu sei meus pais viram num cartaz de cinema, acharam marcante e pronto, assim foi escolhido HAHAHHA significa "estrangeira", "forasteira" ou "a estranha" :) e sei lá, eu gosto dele. mas por algum motivo, que no caso eu desconheço, odeio ele escrito com acento. ignoro qualquer regra de português, fonética, whatever. é só barbara mesmo :)

    ResponderExcluir
  12. Fui procura o significado do meu no site q vc deixou e não apareceu nada, mas pesquisando vi que significa: vovó. Eu não entendi muito bem, mas esse era o nome da minha avó aklkdjasjdkajdklkajklad que brisa. SEU NOME É LINDO ASSIM COMO VOCÊ :)

    ResponderExcluir
  13. Voltando aqui porque te indiquei pra uma tag, agora eu volto de vez pro blog e pro nosso projetinho, prometo! https://www.suspirare.com/2018/10/sunshine-blogger-awards.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

voltar ao topo