Livros da série Vaga-Lume que marcaram a minha adolescência

Dia 4
Also Known As "preenchendo a ficha da biblioteca"

Uma das minhas maiores criticas aos professores de português que tive durante o ensino fundamental é a falha em relação ao incentivo à leitura. Tive a sorte de ser incentivada a ler desde criança, quando lia livrinhos de cinco páginas e letras grandes, mas sei que a maioria das pessoas tiveram seu primeiro contato com a leitura na escola, durante as aulas de português. 

Pensa bem, os alunos das escolas públicas chegam ao ensino médio sem nem saber classe de palavras direito, você acha que eles vão ter maturidade para apreciar o sarcasmo dos romances de Machado de Assis? Claro que não. É natural que uma pessoa que passou por isso ache a leitura maçante, exaustiva e uma atividade chata e sem propósito. 

E foi pensando nessa deficiência que a Editora Ática lançou a Série Vaga-Lume no início dos anos 70. Os livros publicados nessa série eram voltados para o público infantojuvenil e tinham como objetivo instigar o gosto pela leitura.

Essa série me acompanhou durante os anos de escola, quando eu visitava a biblioteca na hora do recreio para garimpar um livro interessante que eu ainda não tivesse lido. Esses livros me acompanharam, divertiram, instigaram e contribuíram muito pra minha formação e, principalmente, pro meu gosto literário; por isso achei mais do que justo falar sobre alguns deles.

OS PRIMEIROS (MARCOS REY É MEU HERÓI)

Pelo que me lembro, o primeiro livro que li da série foi Sozinha no Mundo, do Marcos Rey. Acredito que tenha sido o primeiro livro de aventura protagonizado por uma menina que eu li e foi tão marcante que comecei a procurar loucamente por outras obras do mesmo autor. Os próximos livros da série que li foram O Mistério do Cinco Estrelas e Um Cadáver Ouve Rádio, também escritos pelo Marcos Rey. Ambos falam sobre crime/assassinato e giram em torno de uma investigação.

Lembro de ter lido em seguida A Ilha Perdida, da Maria José Dupré; uma história sobre dois amigos que vão passar férias em uma fazenda e acabam ficando presos em uma ilha. Esse livro me marcou tanto que cheguei a fazer vários desenhos sobre ele.

OS MAIS MARCANTES (UM COMPILADO DE PRIMEIRAS VEZES)


O Jogo do Camaleão - Marçal Aquino
A maioria da história se passa no centro de Belo Horizonte e foi o primeiro livro em que tive contato real com o cenário. Enquanto o autor descrevia a rodoviária e os viadutos, eu conseguia me imaginar naqueles lugares perfeitamente. Foi uma sensação incrível (de verdade, gente, nem tô exagerando). Sem contar que o final do livro é maravilhoso e eu me senti um pouco burra por não ter sacado antes.
Açúcar amargo - Luiz Puntel
Esse foi o primeiro livro que me colocou em contato com o machismo e com uma realidade completamente diferente da minha. A protagonista, Marta, sofre com o machismo do pai, que a responsabiliza pela morte do irmão. Segundo ele, o irmão de Marta só morreu porque ela era "vagabunda e preguiçosa" e não acordou a tempo de servir o café da manhã pra ele (sim, eu sei, é bem pesado).

Menino de Asas - Homero Homem
Acredite você ou não, Menino de Asas foi o primeiro livro da série Vaga-Lume que eu li e achei UM SACO. Até hoje lembro de um poeminha que tinha no livro:
Menino de asas
É do lagamar
A asinha dele
É que me faz chorar
PUTA TROÇO CHATO, MEU!

O Fabricante De Terremotos - Wilson Rocha
Acredito que esse livro não seja, nem de longe, um dos mais famosos da série. Lembro que na época demorei mais do que o normal pra terminar a história, mas ela me marcou bastante. Foi o primeiro livro que realmente senti que a leitura era pesada. Muitas coisas acontecem ao mesmo tempo: sequestro, furacão, adoção, falhas de comunicação; tudo muito junto e misturado. A história não deixa de ser boa, mas não sei se é um livro adequado pra faixa etária sugerida pela coleção.

EXTRA - O LIVRO QUE NÃO CONSEGUI LER

www
Como já disse ali em cima, eu pegava esses livros emprestados da biblioteca da minha escola. Infelizmente eles não tinham todos os livros, então sobraram alguns que eu sempre quis ler e não tive a oportunidade. O mais marcante deles foi O Escaravelho do Diabo, da Lúcia Machado de Almeida. Depois de alguns anos consegui encontrar um exemplar desse livro em um sebo, mas ele era muito antigo e tinha um cheiro muito forte de poeira, o que atacou todas as minhas alergias me impediu de conseguir ler. Em 2016 esse livro ganhou um filme (que eu ainda não assisti). Você pode assistir o trailer clicando aqui.
Para conferir todos os títulos que fizeram parte dessa coleção é só clicar aqui.
Vocês já leram algum livro dessa série? Ou tiveram algum livro ou autor que marcou a adolescência (e a vida literária) de vocês? Me conta aí nos comentários.

Vejo vocês amanhã.

Comentários

  1. Eu li a maioria desses na biblioteca da minha escola. E encontrei escaravelho do diabo num sebo, e comprei

    ResponderExcluir
  2. P . S: ja que seu blog e do blogger vc podia arrumar as configurações para leitura em smartphone, não li muito bem o post pq fica ruim p ler do celular

    ResponderExcluir
  3. O único dessa série que peguei pra ler foi O Escaravelho do Diabo, HAHA XD
    Mas acabei não conseguindo ler, porque 1) Minha eu criança achava feio demais ler algo com "diabo" na capa (graças aos céus temos uma mente aberta hoje, né non?); e 2) Eu achei chato :v
    Eu não li quase nada em minha infância (não fiz quase nada na minha infância mas a gente releva :v), mas sempre fui a que mais lia da escola HAHA
    Lembro que eu fiquei muito loka por um livro do Sherlock, mas nem sei mais qual é XD
    Hoje em dia não tenho tempo nem mais pra ler os textos que eu marco no Trendr meu DEUS
    Saudades ter tempo pra ler a saga toda de Percy Jackson em uma semana </3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que cheguei a ler todos os livros do Sherlock, mas não lembro nada deles kkkkk
      Percy Jackson ♥

      Excluir
  4. Eu não te contei no twitter, mas eu tinha muito ranço da coleção vaga-lume porque a professora obrigava a gente a ler os livros dela pra fazer ficha de leitura (porque meus colegas eram espertos e caso contrário iam pegar livros cheios de desenhos ou com o mínimo possível de páginas) - e eu era uma criança muito leitora, mas queria escolher meus próprios livrinhos de crime e mortes. O Mistério do Cinco Estrelas li na casa de uma tia, então foi diferente :) UM DIA EU VOU LER ESSA COLEÇÃO DIREITO
    O escaravelho do diabo eu também não li na época da escola, mas baixei um pdf ai e li e é TOP, sugiro que ce faça o mesmo!! Hahahah
    :***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso de professores obrigando as crianças a ler é chato mesmo e acaba fazendo muita gente tomar birra de ler ao invés de incentivar :/
      Vou procurar esse pdf kkkk

      Excluir
  5. Concordo com você sobre os professores falharem em incentivar as crianças a ler livros. Eu entendo que deve ser difícil e que esse incentivo também deve vir dos pais mas o que eu vejo é que muitos professores nem tentam...
    Mas eu tive uma professora na quarta série que no final da aula ela lia um pouco de A Ilha Perdida. Gostei tanto da história que lembro dela até hoje, um dia ainda quero ler esse livro.
    Hoje mesmo terminei de ler Éramos Seis, é um bom livro, bem emocionante.
    Adorei o post! ♥

    Epílogo em Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe leu Éramos Seis quando era mais nova e amou. Eu ainda não li :/

      Excluir
  6. Eu acho que li um deles, mas não lembro? Como você disse, na escola não era comum exercitarem a leitura. Era Machado de Assis (que não entendia nada) ou nada então eu ficava com nada. Acredito que já vi esses por aí, mas não lembro se peguei pra tentar ler ou se li mesmo :(

    Ansiosa pra ver esse filme do Escaravelho do Diabo. Já saiu? Eu lembro de ver o trailer mas só!

    Pale September

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nunca entendia nada sobre Machado de Assis também. Acho uma pena, porque hoje reconheço que é um autor muito bom, mas tenho ranço.

      Excluir

Postar um comentário

voltar ao topo