O futuro de uma mulher adulta

05/01/2017

Pra "me preparar" pra esse ano, eu fiz todo tipo de simpatia e ritual que consegui encontrar. Fiz meu mapa astral com as previsões, tirei o tarot pros próximos seis meses e anotei as partes principais, tirei runas, comi lentilha, passei o ano com o pé direito no chão.

Se você está me julgando aí do outro lado da tela, eu não te culpo. Isso tudo parece burrice até pra mim. Inclusive, alguns desses rituais esotéricos dizem que é impossível prever o futuro e que as informações que eles trazem são baseadas no presente. Tudo pode mudar. Então, porque gastar tanto dinheiro, energia e tempo com essas coisas?

A única explicação plausível que eu encontrei é que agora eu sou adulta. Quando você é criança, sua vida é um conjunto de decisões dos seus pais e tudo o que der errado é culpa deles. Depois que você cresce e começa a dar conta dos seus próprios boletos, a vida fica mais difícil. É você quem tem que puxar a rédea, guiar a vida, tomar decisões. É tudo muito mais difícil do que parece e eu não tenho a mínima ideia de como fazer. Estou 100% perdida.

Pra você ter uma ideia, semana passada minha mãe perguntou onde estava a minha carteirinha do convênio médico e eu não sabia. Ontem, perdi minha carteira de motorista - e eu jurava que ela estava na capinha do meu celular (na capinha do celular!! É assim que adultos guardam documentos importantes?). Também ontem, fiz cerca de 10 operações no caixa eletrônico pra tentar pagar um boleto. Minha prima - que tem quase a mesma idade que eu - está grávida do segundo filho enquanto eu continuo entrando em pânico sempre que uma criança fica olhando pra mim.

Vou repetir: 100% perdida.

www
Fazer todas essas previsões e simpatias me trazem a falsa sensação de que você tem tudo sob controle. Ok, tomarei cuidado com as minhas finanças. Não, não vou me iludir com relacionamentos de uma noite. Sim, vou tomar cuidado com pessoas estranhas em lugares desconhecidos. 

Vai ficar tudo bem.

Tudo sob controle.

Eu consigo me manter viva.

(acho)

Você pode estar pensando "ah, mas essa sensação é falsa", "você está vivendo uma ilusão" e etceteras, mas a questão é que achar que você pode fazer alguma coisa te dá segurança para, de fato, fazer a tal coisa. Você realmente acredita que pessoas que pulam de paraquedas acham que podem cair? Claro que não. Eles tem certeza de que vão consegui chegar ao chão em segurança e é por isso que elas pulam. 

E é por isso que eu faço as previsões, pra ter certeza de que vou chegar no final do caminho em segurança.

Na vida adulta não tem muito espaço pra dúvidas, sabe?

 É uma pena.

5 comentários:

  1. Eu tbm guardo documentos na capinha do celular. Eu tenho ponderado sobre ter filhos, ora quero, ora não quero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que eu comecei a acompanhar vlogs sobre maternidade no Youtube estou muito mais consciente do tamanho da decisão que é ter um filho. É um pouco assustador? É. Mas é bom a gente saber em que barco estamos entrando

      Excluir
  2. Tô me sentindo muito adulta porque aprendi a admirar jogo de panelas nas lojas e fui convidada pro chá de lingerie de uma amiga que é só um pouquinho mais velha do que eu. Mas é tudo tão caro e tão assustador e eu continuo fazendo coisas como guardar muito dinheiro na capa do celular. To 100% perdida também e só tenho 18 anos.

    https://lareando.wordpress.com/

    ResponderExcluir