o ano sabático que nunca vai acontecer - BEDA 2017

02/08/2017

 Dia2
Also Known As "problematizando o Caio Castro"

2012 foi o ano sabático do Caio Castro.

Caso você viva fora das novelas globais, Caio Castro é um galã, antagonista, bad boy e o tipo de cara não-sei-qual-é-a-sua que faz algumas mulheres suspirarem e outras se perguntarem se ele é realmente o tipo de cara pelo qual vale a pena suspirar. Enfim, não importa. O que importa é que Caio Castro tirou um ano pra viajar pelo mundo e ficar de boas. Ele até lançou um livro de fotos sobre isso - e depois disse que não gostava de ler, mas isso também não importa.

O que importa: Caio Castro tirou um ano pra viajar pelo mundo e ficar de boas.


Eu, pessoa comum e assalariada desse país, nem sabia o que era um ano sabático até ler as notícias sobre o livro do Caio Castro. Assim que descobri que esse tipo de coisa existia decidi que, se um dia eu tivesse condições, tiraria um ano sabático também. Um ano só pra mim, onde eu ficaria de pijama o quanto quisesse, visitaria um spa, começaria a praticar airsoft e talvez até fizesse um safári pela África. Meu ano pra viajar o pelo mundo e ficar de boas. Ou só ficar de boas, já estava de bom tamanho pra minha realidade. Tirar um ano sabático se tornou meu sonho e eu ia trabalhar pra isso acontecer.

Bom, em 2012 eu acreditava no estilo de vida punk e ainda não tinha entrado pra faculdade. As coisas mudam.

Cinco anos depois eu estava bem com a minha vida. Bom, superficialmente bem. Eu consegui lidar com um semestre puxado na faculdade (primeira vez em que meu boletim não teve nenhuma nota abaixo de 70, o que me deixou bastante orgulhosa), estava dando conta das minhas obrigações e tocando a minha vida da melhor forma possível. Finalmente comecei a internalizar e aplicar algumas dicas da psicóloga e minha vida parecia mais leve. Tudo estava muito que bem.

Até que chegaram as férias de julho.


É engraçado como você só precisa de 2 semanas vazias pra ferrar tudo o que foi construído durante longos seis meses. Semanas vazias significam ociosidade e ociosidade é uma coisa que não existe no meu vocabulário. Não que eu seja uma pessoa produtiva e organizada, longe disso, mas eu gosto de ter algo pra procrastinar. Não se assuste, coerência nunca foi meu forte.

Acabei mergulhando em uma crise de existência insuportável. Reclamei muito no Twitter, meus amigos sofreram com o meu chororô, meus pais ficaram preocupados porque eu começava a ter crises do nada. Comecei a visitar todo e cada site dessa internet sobre runas e tarot, tentando descobrir o que o futuro me aguardava. Fiz meu mapa astral com mais uma astróloga, peguei orçamentos de academias pela milésima vez e baixei e desinstalei o Tinder mais vezes do que consegui contar.

E foi aí que meu sonho do ano sabático foi por água abaixo. Simplesmente não consigo lidar com a ociosidade: ela me incomoda, sufoca, faz com que eu queira arrancar a própria pele e sair de mim. Sou só mais uma millennial que reclama da falta de tempo, que anseia e sonha por aqueles momentos de marasmo, mas que não consegue lidar com eles.

Caio Castro, se um dia esse texto chegar até você, me manda um e-mail. Compartilha comigo como você conseguiu ficar um ano sem saber qual seria o próximo passo, qual técnica você usou e o que você fez com tanto tempo livre. Talvez eu até decida que vale a pena suspirar por você.

Vejo vocês amanhã. 

16 comentários:

  1. fora o fatão que CC tem o quê? isso mesmo, MUITOS GOLPINHOS para serem gastos todas as vezes que ele se sentir ocioso no meio deste ano sabático, não é mesmo?

    adorei conhecer o blog :)

    ResponderExcluir
  2. Acho que também não conseguiria lidar com um ano sabático. Já sou ociosa quando tenho algo pra fazer,imagine com tanto tempo livre e poucas atividades para preenchê-lo .

    Beijos !

    letologia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. ah eu iria saber lidar muito bem com um ano sabático, acho que deve ser maravilhoso, viajar, aprender coisas novas, conhecer pessoas, eu fazia com certeza, mas claro que pro Caio foi fácil com money tudo fica mais de boas rs

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  4. eu to aqui sonhando com um mês de férias, mas ao mesmo tempo rola um medinho com a ideia de passar 30 dias inteirinhos e consecutivos só coçando. mas menina, caio castro é ryco, nesse ano sabático ele certamente enfia toda a sorte de programas que o dinheiro pode comprar pra preencher essa folga toda... será que o segredo é esse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, 30 dias! Não sei se te parabenizo pelas férias ou fico aflita com o tanto de tempo livre.
      Será que o segredo é o dinheiro mesmo? Se for eu quero HAHAH

      Excluir
  5. Ué, eu não entendi. Tipo, o sabático é o tempo que você tira pra cuidar de você, botar projetos em andamento, viajar, crescer... não tem relação com o ócio. Tem que ter algo planejado, senão é apenas tempo perdido. Não li o livro do Caio (nem sabia que ele tinha escrito um haha), mas aposto que ele entrou em alguma aventura.

    De certa maneira, férias sem planejamento são um cu mesmo. Quem gosta de ficar 1 mês inteiro em casa, olhando pro teto?

    Uns anos atrás eu deixei trabalho, namorado, família e fui pros EUA estudar por 3 meses. Sozinha, eu e meus planos. Juntei minha grana e fui. Pra mim foi meu sabático, pois eu conheci lugares e pessoas novas, aprendi mais sobre mim e voltei mais consciente do que eu sou e do que posso ser.

    Se planeja mais. Vale a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, queria ter a coragem que você teve pra deixar tudo e ir. Deve ter sido uma experiência incrível.
      Obrigada pelas dicas :)

      Excluir
  6. SE ESSE TEXTO FOI RELATABLE AS FUCK? SIM OU CLARO?
    I feel the same way, sister
    Ficar no ócio me faz querer morrer meu DEUS
    E eu tô sempre reclamando de falta de tempo, ahuehuheue
    Por isso eu tô sempre inventando coisas novas pra fazer e preencher o tempo
    Tipo fazer inglês, piano, violão, informática e estudar numa escola integral
    Pelo menos não vou ficar loucamente assustada com a correria da facul, né?
    ~eu espero, heuhuhe :v
    Se eu não fizesse um plano maravelioso de tudo o que eu ia fazer todo dia cada hora do dia pra não ficar muito tempo parada olhando pro mar com cara de paisagem, até que essa coisa de ano sabático colava, ahuhueh XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha bate aí o/
      eu também sempre fico inventando coisas novas pra não ficar com tempo livre

      Excluir
  7. meu sonho ter um ano sabático e viajar por muitos países (tendo muito dinheiro para conhecer culturas, fotografar por prazer, sem precisar trabalhar). acho que depende só da forma como você vai aproveitar seu tempo, né? no caso desse moço, aposto que dinheiro não faltou pra não ficar ocioso ,HAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu quero muito que você tire um ano sabático só pra poder apreciar suas fotos HAHA

      Excluir
  8. eu não acho que conseguiria ter um ano sabático porque amo o que faço demais e tenho um medo enorme de ser esquecida pelo mercado pois ele é escroto e muda constantemente. na minha cabeça ano sabático só faz sentido quando você é muito rica (hahhaha) ou então está muuuito estabilizado na sua profissão, coisas que com esse governo não vejo acontecendo tão cedo então bye bye ano sabático. quem sabe um dia.

    pale september

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo completamente. Faço adm e sempre ouço as pessoas falando que uma simples férias pode te colocar de escanteio. É foda isso. A situação do governo também é triste :/

      Excluir