5 livros, filmes e séries que amo e indico

09/06/2017
Voltando com o projeto (meio atrasada, inclusive), hoje eu vou listar 5 livros, filmes e séries que eu amo e indico. Foi difícil selecionar só 5. Acho que se eu tivesse que selecionar só livros ou só séries, já seria difícil. Eu não garanto que essas são as minhas preferidas, mas são as que eu mais quero conversar sobre.

Sem mais delongas, vamos lá.

1. A Torre Negra - Stephen King (+)

The Dark Tower é uma coletânea de 7 livros (e mais um spin-off) sobre a trajetória do pistoleiro Roland em busca da Torre Negra, o centro de todo o mal que fez com que o mundo seguisse adiante. Ao contrário de séries de livro como Harry Potter, Percy Jackson e outras, esses livros não formam uma saga e é praticamente impossível entender a história sem ter lido os livros anteriores.

Gosto muito dessa história, primeiro porque Stephen King começou a escrevê-la quando tinha 22 anos e terminou com quase 60. Você consegue perceber a evolução do autor de forma clara e é um acompanhamento muito interessante.

Segundo, porque uma das personagens principais (Susannah Dean, Odetta Holmes ou Detta Walker) tem uma história complexa e bem estruturada. É muito comum ver livros sobre um grupo de pessoas em que a mulher só está ali pra deixar a história mais fofinha. Não é o que acontece na Torre Negra. Inclusive, Susannah é uma das poucas personagens femininas que conheço que apresentam um distúrbio mental bem descrito. Eu posso escrever um post inteiro sobre ela e a importância desse tipo de personagem. Comentem se vocês quiserem ler sobre isso.

2. New Girl - Elizabeth Meriwether (+)

Saindo de uma história complexa pra outra bem mais leve, New Girl é uma série da Fox que conta como Jess terminou seu namoro e acabou morando em um apartamento junto com 3 caras estranhos. É uma história leve, engraçada e que, muitas vezes, faz com que a gente se identifique. É uma pena que não tenha os episódios na Netflix (poxa Netflix, facilita pra nós) e a Fox insista em passar a série em horários estranhos e desordenados (facilita também, Fox).


3. 500 Days of Summer (+)

This is a story of boy meets girl. But you should know up front, this is not a love story.

O que dizer sobre 500 Days of Summer que ainda não tenha sido dito? O Tom é um estúpido? A Summer é estúpida? Não sei. Só sei que a trilha sonora é maravilhosa (sério, que trilha ♥) e que a linha do tempo da história é muito interessante. Sim, nada que a indústria do cinema não tenha usado mais de mil vezes em outros filmes, mas é legal ver isso em um filme popular.

Se não tivesse uma historinha meio romântica, meio deprê, meio indie nesse post, ele não seria meu.


4. Laranja Mecânica - Anthony Burgess/Stanley Kubrick (+)

Laranja Mecânica conta a história de Alex DeLarge, um garoto de 15 anos que gosta de espancar mendigos, assaltar casas e estuprar pessoas. O ponto mais interessante da história é que Alex não consegue entender porque as pessoas acham que suas ações são erradas. Pra ele, aquilo é apenas diversão. Em certo ponto da história, ele é submetido ao tratamento Ludovico, uma espécie de condicionamento que faz com que pessoas como Alex "aprendam" que suas ações são erradas.

Tanto o filme quanto o livro são excelentes. Sobre o livro, é uma leitura complexa e pesada, apesar de o livro ser pequeno (pouco mais de 200 páginas, contando com o dicionário de dialetos). Sobre o filme, ainda me assusta a habilidade que o Kubrick mostrou em transformar uma história tão pesada em uma narrativa tão linear. É uma das melhores adaptações que já assisti, se não a melhor.

Laranja Mecânica é o tipo de história que faz a gente pensar até onde a violência é legitimada, o porquê dessa legitimação e qual é o tratamento mais adequado pra pessoas com algum tipo de distúrbio ou desvio mental/comportamental.

5. How To Get Away With Murder - Peter Nowalk de Shonda Rhimes (+)

Outra série que me conquistou pelo formato da narrativa. HTGAWM conta a história de cinco alunos de advocacia que vão estagiar com a professora Annalise Keating, especialista em assassinato. Daí pra frente, a vida deles vira uma bagunça louca. É o tipo de série dinâmica, sempre acontece alguma coisa relevante no episódio. A história corre tão rápido que se você estiver no início da segunda temporada e eu falar uma coisa que acontece no final, não vai fazer sentido nenhum.

Também, né? Shonda Rhimes e Viola Davis da mesma série, só podia sair coisa boa.

Muito talento pra pouca foto

E esse foi o post de hoje. Vocês já tinham ouvido falar sobre A Torre Negra? Gostam de 500 Days of Summer (se sim, me digam a opinião de vocês sobre essa relação entre o Tom e a Summer)? Acham que Laranja Mecânica é uma boa história ou é agressiva demais? Me responde aí nos comentários.

Não esquece de conferir o post das meninas: Allana - Carol - Gabriela - Juliana

Ah, e agora eu tenho um CuriousCat. Podem me perguntar coisas por lá :)

10 comentários:

  1. new girl <3 série mais amorzinho que eu amo. Não gosto de 500 dias com ela, acredita? mas fazer o quê rs

    ResponderExcluir
  2. New Girl é muito amor (apesar de eu só ter visto alguns episódios aleatórios). 500 Dias com ela eu gosto muito, apesar de me irritar um pouco (amo o Joseph de paixão, aliás).

    Gostei das indicações!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 500 dias com ela dá uma irritadinha mesmo kkk

      Excluir
  3. Algo muito raro aconteceu, conheço todas as suas citações. Nunca li Torre Negra, mas meu namorado gosta uito da história, e houve uma época em que ra tudo o que ele falava a respeito. A Carol ama New Girl, então, claro, também conheço kkk. Sim, acho Laranja Mecânica pesado, mas, o que nesta vida não é? Acredito que essa obra seja muito bem pensada, e executada. 500 days of Summer é ahhhhhhhhhhhhhh muito amorzinho, oq ue seria da minha vida sem esses filmes melodramáticos em que todo mundo é babaca?
    E para finalizar, eu tô AMANDO HTGAWM. Tô NA METADE DA SEGUNDA TEMPORADA E QUANDO ACHO QUE NADA MAIS PODE DAR MERDA, vai lá e dá. kkkk
    Beijo!

    Blog Insaturada

    ResponderExcluir
  4. nossa, preciso muito ler torre negra, sério. AMO new girl! e 500 days of summer é um dos meus filmes preferidos da vida ♥

    ResponderExcluir

recentes antigos Página inicial